Comitê de Integridade Acadêmica (CIA)

Quem somos

O Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás é um colegiado interdisciplinar consultivo, deliberativo e educativo, de caráter permanente, subordinado à Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Foi formado em julho de 2015, tendo representação de todas as áreas do conhecimento, das pró-reitorias e dos comitês de ética da UFG. Sua vinculação, composição e competências estão definidas pela Resolução Consuni nº 10/2018.

Objetivos

O CIA tem por objetivo assessorar o Gabinete da Reitoria, as pró-reitorias e as demais instâncias administrativas da UFG no que tange a questionamentos quanto à boa conduta nas atividades acadêmicas. Também tem o papel de promover e estimular ações de conscientização quanto à integridade acadêmica, em todas as esferas da Universidade.

Atividades

Exerce atividades de divulgação e de educação sobre o tema de integridade acadêmica, inclusive, ministrando anualmente uma disciplina intitulada “Integridade Acadêmica” na UFG Doutoral e participando com palestras e seminários em diversas atividades da Universidade, em todos os níveis.

Quando solicitado, o CIA emite pareceres sobre questões de integridade acadêmica, que possam instruir e fundamentar as análises dos casos realizadas pelas instâncias administrativas.

O Comitê tem ainda competência para coletar dados, produzir estatísticas e ações de conscientização, prevenção e educação sobre más condutas acadêmicas, abertas a toda a comunidade, buscando a prevenção das más condutas acadêmicas por meio da educação e da informação.

O CIA esclarece que, se houver denúncias relacionadas à integridade acadêmica, estas devem ser encaminhadas via Ouvidoria da UFG - veja contatos abaixo.

Composição

Profª. Dra. Naida Cristina Borges – Área das Ciências Agrárias
Prof. Dr. Luis Mauricio Bini – Área das Ciências Biológicas
Profª. Dra. Luciana Alves de Oliveira – Área das Ciências da Saúde
Profª. Dra. Tatiana Duque Martins – Área das Ciências Exatas e da Terra (coordenadora)
Prof. Dr. Saulo de Oliveira Pinto Coelho – Área das Ciências Sociais Aplicadas
Profª. Dra. Lilian Ribeiro de Rezende – Área das Engenharias
Profª. Dra. Vilma de Fátima Machado – Área Multidisciplinar
Profª. Dra. Moema Gomes Moraes – PROGRAD
Profª. Dra. Maria Márcia Bachion – PRPG
Profª. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta – PRPI
Prof. Dr. João Carlos da Rocha Medrado – PRAE
Prof. Dr. Pedro Henrique Gonçalves – Conselho Gestor Regional Goiás
Profª. Dra. Geisa Nunes de Souza Mozzer – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)
Profª. Dra. Marina Pacheco Miguel – Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Contatos:

Para saber mais sobre o CIA: cia.prpi@ufg.br e tatiana@ufg.br
Em caso de denúncias, acesse ouvidoria.ufg.br ou ligue (62) 3521-1149.

Leia aqui alguns textos de referência sobre integridade em pesquisa:

Identificação e Prevenção ao Plágio e à Má Conduta em Pesquisa, Ensino e Extensão

- Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa

- Relatório Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq