Comitê de Integridade Acadêmica (CIA)

Banner_Interno_CIA

Quem somos

O Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás é um colegiado interdisciplinar consultivo, deliberativo e educativo, de caráter permanente, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Foi formado em julho de 2015, tendo representação de todas as áreas do conhecimento, das pró-reitorias e dos comitês de ética da UFG. Sua vinculação, composição e competências estão definidas pela Resolução Consuni nº 10/2018.

Objetivos

O CIA tem por objetivo assessorar o Gabinete da Reitoria, as pró-reitorias e as demais instâncias administrativas da UFG no que tange a questionamentos quanto à boa conduta nas atividades acadêmicas. Também tem o papel de promover e estimular ações de conscientização quanto à integridade acadêmica, em todas as esferas da Universidade.

Atividades

Exerce atividades de divulgação e de educação sobre o tema de integridade acadêmica, inclusive, ministrando anualmente uma disciplina intitulada “Integridade Acadêmica” na UFG Doutoral e participando com palestras e seminários em diversas atividades da Universidade, em todos os níveis.

Quando solicitado, o CIA emite pareceres sobre questões de integridade acadêmica, que possam instruir e fundamentar as análises dos casos realizadas pelas instâncias administrativas.

O Comitê tem ainda competência para coletar dados, produzir estatísticas e ações de conscientização, prevenção e educação sobre más condutas acadêmicas, abertas a toda a comunidade, buscando a prevenção das más condutas acadêmicas por meio da educação e da informação.

O CIA esclarece que, se houver denúncias relacionadas à integridade acadêmica, estas devem ser encaminhadas via Ouvidoria da UFG - veja contatos abaixo.

CIA_Como solicitar orientações

CIA_Como formalizar denúncias

Calendário de Reuniões do CIA/UFG para o primeiro semestre de 2022

Data Horário
12/08 15h30 às 17h
09/09 15h30 às 17h
14/10 15h30 às 17h
11/11 15h30 às 17h
16/12 15h30 às 17h

Materiais de apoio sobre Integridade Acadêmica para a comunidade UFG

- Em "Material para Consulta" é possível acessar manuais e guias publicados por vários órgãos e instituições nacionais e internacionais;
- Em " Ações de Formação" estão disponíveis os links para acesso à palestras já ministradas ou organizadas pelos membros do CIA/UFG, bem como de convidados externos que participaram de seminários organizados pela UFG.

Botão_Site_PaginaCIA_Material para Consulta_

Botão_Site_PaginaCIA_Ações de formação_

Composição

Profª. Dra. Lilian Ribeiro de Rezende – Área das Engenharias - Coordenadora
Profª. Dra. Luciana Alves de Oliveira – Área das Ciências da Saúde - Vice-coordenadora

Profª. Dra. Marina Pacheco Miguel – Área das Ciências Agrárias
Prof. Dr. Luis Mauricio Bini – Área das Ciências Biológicas
Profª. Dra. Tatiana Duque Martins Ertner de Almeida – Área das Ciências Exatas e da Terra
Profª. Dra. Geisa Nunes de Souza Mozzer – Área das Ciências Humanas
Prof. Dr. Rodrigo Bombonati de Souza Moraes – Área das Ciências Sociais Aplicadas
Prof. Dr. Rubens Damasceno Morais - Área Linguística, Letras e Artes
Profª. Dra. Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora – Área Multidisciplinar
Profª. Dra. Liliana Borges de Menezes Leite – Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Profª. Dra. Rosana de Morais Borges Marques – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)
Profª. Dra. Moema Gomes Moraes – PROGRAD
Profª. Dra. Larissa Matuda Macedo - PRPG
Profª. Dra. Fabíola Souza Fiaccadori - PRPI
Profª. Dra. Renata de Lima Silva - PROEC
Dra. Maisa Miralva da Silva - PRAE

Contatos:

Para saber mais sobre o CIA: cia.prpi@ufg.br
Em caso de denúncias, acesse ouvidoria.ufg.br ou ligue (62) 3521-1149.