Perguntas Frequentes - Programa de Iniciação à Pesquisa

Projetos de Pesquisa

  1. Quando devo cadastrar um projeto de pesquisa?

Todo projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores vinculados à UFG deverá ser cadastrado no sistema da UFG (SIGAA), o que é previsto em resolução (Resolução CEPEC 1467/2017).

  1. Como cadastrar um projeto de pesquisa?

O cadastro deverá ser feito pelo coordenador do projeto acessando o SIGAA no Portal do Docente (docentes) ou Módulo Pesquisa (TAEs) e requererá a inclusão da certidão de ata de aprovação do projeto pelo CD, Colegiado ou dirigente do órgão e, quando for o caso, do comprovante de financiamento e dos documentos relativos à aprovação do projeto nos comitês/comissões de ética. As regras e as instruções detalhadas para o cadastro podem ser acessadas na página da PRPI (prpi.ufg.br) na aba “pesquisa”.

 

Projetos de Pesquisa X Edital de Iniciação à Pesquisa

  1. Preciso cadastrar um projeto novo a cada novo edital?

Não necessariamente. O que tem que ser feito para cada edital são os planos de trabalho vinculados a um projeto de pesquisa com status “em andamento” no SIGAA.  Portanto, a proposta a ser submetida ao Edital do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG (PIP-UFG) é o plano de trabalho.

  1. Quais são os critérios de avaliação dos projetos?

Os projetos não são avaliados pelo PIP-UFG, são aprovados nos Conselhos Diretores, logo sua viabilidade já é atestada pelos pares da(s) unidade(s) à(s) qual(ais) ele está vinculado.

  1. Posso alterar o projeto a qualquer momento?

Durante sua execução, o projeto poderá ser alterado pelo pesquisador sempre que for necessário. Após a alteração o projeto, muda para o status “alterado”, voltando à condição “em andamento” após análise pela PRPI. O pesquisador deve estar atento ao período de vigência do projeto e aos prazos estabelecidos pelo edital do PIP-UFG, observando que os projetos devem estar vigentes (“em andamento”) até pelo menos trinta dias após a finalização do Edital, ou seja, até agosto do ano subsequente à submissão dos planos de trabalho.

 

Plano de Trabalho

  1. Qual a diferença entre as modalidades do programa?

São três as modalidades do PIP-UFG:

  • Iniciação Científica: refere-se a planos destinados a alunos de graduação, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;
  • Iniciação Científica Júnior: refere-se a planos de trabalho destinados a discentes do ensino fundamental e médio, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa científica, em qualquer área do conhecimento;
  • Iniciação Tecnológica: refere-se a planos de trabalho destinados a discentes de graduação da UFG, devendo ter o escopo de iniciação à pesquisa tecnológica e em inovação em qualquer área do conhecimento.
  1. Eu preciso designar o aluno na etapa de cadastro dos planos de trabalho?

Não. Os discentes, um para cada plano, serão indicados apenas após a análise e aprovação dos planos. Essa indicação ocorre somente no final do processo, após a divulgação do resultado final das cotas de bolsas, conforme cronograma do Edital de Bolsas.

  1. Qual é a duração do projeto de pesquisa e do plano de trabalho? Qual é a data de início?

O projeto de pesquisa pode ter a vigência que for necessária para a conclusão de toda a pesquisa. Os planos de trabalho a serem submetidos ao Edital PIP-UFG deverão ter vigência de um ano.

  1. Existe alguma reserva técnica além da bolsa do aluno?

O único apoio financeiro do Programa são as cotas de bolsas institucionais, financiadas pela UFG e CNPq. A distribuição destas será feita em um segundo Edital, específico para este fim. Concorrerão a essas cotas os orientadores com planos recomendados no Edital de Planos de Trabalho e que se cadastrarem para o Edital de Bolsas. A distribuição das bolsas se dará com base na produção intelectual do proponente, informada em seu curriculum LATTES, obedecendo os critérios a serem publicados no edital.

  1. Quais são os critérios de avaliação dos planos de trabalho?

Os critérios de avaliação são:

  • Coerência do plano de trabalho para o aluno com o projeto de pesquisa do orientador;
  • Adequação do plano de trabalho ao escopo do Programa de Iniciação à Pesquisa;
  • Clareza e coerência dos objetivos, da metodologia e do cronograma propostos, incluindo a adequação deles ao nível de formação do discente

Os planos de trabalho receberão a avaliação final de "recomendado" ou "não recomendado".

 

Relatório Parcial

  1. Qual é o período para envio de relatório parcial?

Conforme informado no edital específico.

  1. Como enviar o relatório parcial?

Modalidades IC/IT: O relatório deve ser enviado pelo discente via SIGAA (Portal do discente > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Parciais > Enviar).

Modalidades ICJr: O relatório deve ser enviado pelo discente ou orientador para o email pip.prpi@ufg.br

  1. É obrigatório anexar um arquivo pdf no Relatório Parcial via SIGAA?

Não. O envio do pdf é opcional e é uma alternativa ao formulário, para os casos em que é necessário inserir imagens, fórmulas e outras informações não textuais.

 

Certificados

  1. Como obter o certificado?

Caso tenha participado do início até o final da vigência do plano de trabalho, o caminho para a emissão do certificado é o seguinte:

Acesse o Portal do Discente > menu Pesquisa > Certificados e Declarações > Certificado em Programa de Pesquisa.

Após isso, basta selecionar o edital e buscar.

Caso tenha participado de edições anteriores, solicitar pelo email pip.prpi@ufg.br.

  1. Minha participação foi finalizada antes do prazo, como obter o certificado?

Caso a finalização da atuação do estudante tenha ocorrido antes do prazo final da vigência do plano de trabalho, o discente precisa enviar o relatório de atividades em até 30 dias após a data de finalização para o e-mail pip.prpi@ufg.br.

  1. No certificado é descrita a quantidade de horas?

Sim, vão constar 20 horas semanais, com a descrição das datas de início e de fim da participação do(a) estudante no Programa.

 

Relatório Final

  1. Qual o prazo para envio de relatório final?

Conforme informado no edital específico.

  1. Quais itens devem estar contidos no relatório final?

Um modelo de estrutura para o relatório final para as diferentes áreas está disponível na página da PRPI (aba pesquisa > iniciação à pesquisa > clicar no ano de vigência)

          

Substituição/Finalização de participação de discentes

  1. Como realizar a finalização da participação de um discente?

O  orientador deve acessar o SIGAA > Portal do Docente > Pesquisa > Planos de Trabalho > Indicar/Finalizar/Substituir Estudante. Na página exibida, clicar no ícone “Finalizar estudante” ao lado do plano desejado.

  1. Como realizar a substituição de um discente?

Após realizar a finalização no SIGAA, o orientador deve clicar no ícone “Indicar estudante”.