banner_notícias_Seminário 2022

Quase mil estudantes participam do Seminário de Iniciação à Pesquisa da UFG

En 29/11/22 17:44 . Actualizado en 01/12/22 10:36 .

Evento reuniu público diversificado e foi bem avaliado por pesquisadores de outras instituições

Durante o Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG, foram apresentados 950 trabalhos de estudantes. O evento, que integrou a programação do 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade (Conpeex), encerra o ciclo 2021-2022 do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP-UFG).

As apresentações aconteceram nos dias 23 e 24 de novembro, distribuídas em cinco sessões de painéis, que foram visitadas por um público diversificado: estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFG, bem como familiares e amigos dos apresentadores, entre outros.

A diretora de Pesquisa e coordenadora do PIP-UFG, Fabíola Souza Fiaccadori, destacou a alegria de realizar o evento após duas edições on-line. “O retorno da realização presencial do Seminário trouxe muitas expectativas e foi emocionante ver o entusiasmo dos estudantes durante as apresentações e o envolvimento de toda a comunidade da UFG!”

Prêmio de Iniciação à Pesquisa

Os trabalhos foram avaliados por membros do Comitê Interno, composto por mais de 90 pesquisadores da UFG, representantes das diferentes grandes áreas do conhecimento. São esses avaliadores que fazem a indicação de trabalhos para o Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação. A lista dos indicados será publicada em breve no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Os trabalhos indicados serão submetidos a um novo processo de avaliação pelo Comitê Executivo do PIP-UFG e os selecionados receberão o certificado da premiação em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), a ser realizada no início de 2023.

Avaliação externa

Durante o evento, o PIP-UFG também recebeu um Comitê Externo de avaliadores, com 14 pesquisadores convidados de seis diferentes Instituições de Ensino Superior do país, com o papel de analisar aspectos globais da organização e funcionamento do Programa. Foram observados a estrutura geral do PIP, mecanismos de submissão e avaliação de propostas e os produtos gerados, além da coerência da proposta do Programa com os resultados alcançados, nível de comprometimento e participação de estudantes, orientadores e da instituição.

No dia 25, foi realizada uma reunião geral de encerramento, com a participação dos membros dos comitês Externo e Gestor do Programa. “O respeito e a admiração relatados por pesquisadores de excelência nesta reunião são, para nós, a constatação da grandiosidade que o nosso PIP alcançou, trazendo a responsabilidade de avançarmos, com a expansão e o fortalecimento do Programa”, ressaltou Fabíola Fiaccadori.

ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS

Seminário PIP 2022 (4)

Seminário PIP 2022 (3)Seminário PIP 2022 (1)

Seminário PIP 2022 (5)Seminário PIP 2022 (2)