Banner Notícias_Workshop_Living LAB C

Workshop Living Lab C discute sustentabilidade e inovação na Construção Civil

Em 15/08/22 15:57. Atualizada em 16/08/22 06:47.

Projeto desenvolvido pela UFG e a Comunidade da Construção - Goiânia, o Living Lab C conta com o apoio de outras entidades da área

O balanço final do primeiro ciclo de ações do Living Lab C aponta para um futuro de sustentabilidade e inovação.  Esse é um projeto desenvolvido pela UFG, juntamente com a Comunidade da Construção e apoio do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Goiás) e ABCP (Associação Brasileira de Cimentos Portland), com o patrocínio do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Foram 70 encontros de planejamento, 13 reuniões com stakeholders realizadas, mais de 50 horas técnicas e 800 profissionais impactados. Os números foram compartilhados pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, durante a abertura do 1º. Workshop Living Lab C Inovação e Sustentabilidade, realizado no dia 11, em Goiânia.

Professora Helena Carasek

Respostas à sociedade

“Dentre as principais ações realizadas, tivemos três oficinas de co-criação, com participação de 70 entidades e empresas representando a quádrupla hélice (setor privado, setor público, academia e sociedade), um Pitch Day para difusão de boas práticas de gestão de resíduos de construção – RCC e um desafio nacional de inovação, o Construct Ideathon, com 85 competidores representando 30 universidades de 10 estados brasileiros” relatou a pró-reitora.

Helena Carasek celebrou os resultados obtidos pelo projeto, criado em 2020, durante o período crítico da pandemia de Covid 19.  “Esse é mais um projeto da UFG que visa dar respostas práticas à sociedade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás e do Brasil, desta feita, com resultados específicos para a sustentabilidade da construção civil”, salientou.

Mais sustentabilidade, menos desigualdade

A engenheira ambiental e consultora Cinthia Martins proferiu palestra com o tema “Boas Práticas e Desafios de RCC em Goiânia e região”. "Aqui em Goiânia, já temos bons exemplos de empresas com ações concretas na gestão de resíduos; 60% delas são da construção civil, mas precisamos de mais avanços", afirmou Cinthia, durante a exposição.

Em seguida, foi a vez da também consultora Camila Storti explorar o tema “Sistema B no Setor da Construção Civil”. A certificação B foi idealizada pela organização norte-americana B Lab e mede as ações de impacto socioambiental de uma empresa. Segundo Storti, é urgente que as empresas busquem um mundo mais inclusivo e menos desigual. "As empresas B equilibram lucro e propósito; buscam menores impactos para seus clientes, trabalhadores e para o planeta", concluiu.

O professor Sérgio Ângulo, da Escola Politécnicas da USP, concluiu a programação de palestras do workshop compartilhando experiências sobre “Inovação e Sustentabilidade em Ambiente Construído”. Ângulo ressaltou a importância do ciclo entre a universidade e o mercado ser concluído. “Não adianta apenas dar uma bolsa para o pesquisador, é preciso incluir todas as partes, empresas e entidades de fomento, para que a inovação ocorra na prática”, ressaltou.

Já o professor Oswaldo Cascudo, coordenador da Comunidade da Construção por parte da UFG, celebrou as conquistas obtidas durante esses 20 anos de existência da Comunidade da Construção e citou o 1º. Workshop Living Lab C como um legado para as outras gerações. “Não somos mais o que éramos ontem, estamos mudando consciências e este momento reflete bem isso”, finalizou.

Presenças

Também estiveram presentes no 1º. Workshop Living Lab C o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade; a diretora da Escola da Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Karla Emmanuela Ribeiro Hora; o presidente do Crea-GO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás), Lamartine Moreira; o presidente do Sinduscon Goiás, Cezar Mortari; o coordenador regional Centro-Oeste da ABCP (Associação Brasileira de Cimentos Portland), Waldir Belisário; a tecnologista em Ciência e Tecnologia do MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações), Daniela Mattar; e o conselheiro do Crea-GO,  Marcus Vinícius Araújo da Silva Mendes.

Worshop Living Lab C

Visitas Técnicas

A agenda do 1º. Workshop Living Lab C Inovação e Sustentabilidade se estendeu até o dia 12, com visita técnica ao Condomínio de alto padrão Plateau D'or, que está sendo construído pela Toctao Engenharia, na região sul de Goiânia.

Em seguida, os participantes se dirigiram ao Parque Tecnológico Samambaia da UFG, no Campus Samambaia, onde conheceram CRTI (Centro Regional para o Desenvolvimento tecnológico e Inovação), o laboratório de prototipagem IPElab, a unidade 2 do CEI (Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG) e empresas residentes, além da Editora da UFG e o LaMCAD (Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho).

Categorias: Notícias Noticias workshop Construção Civil