Foto CEI 15 anos

CEI completa 15 anos de apoio ao empreendedorismo com inovações marcantes em 2020

Em 08/12/20 11:31. Atualizada em 08/12/20 15:06.

Comemoração será nesta quarta-feira, 09/12, em cerimônia virtual

 

Ednamar Dias

 

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG está completando 15 anos de atividades. A cerimônia para celebrar a trajetória será nesta quarta-feira, 09 de dezembro, às 16h30.

O evento contará com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira, de personalidades que compõem a história do CEI e de representantes da empresa Orakolo, que será graduada (etapa em que o empreendimento adquire autonomia de mercado). Os interessados poderão acompanhar o evento pelo Youtube CEI UFG.

Desafios virtuais

Por causa pandemia, as atividades tiveram que migrar para as plataformas digitais. Em 2020, eventos, ações e projetos foram ajustados a uma nova realidade, mas o CEI não parou.

Conteúdos inéditos, como cursos, palestras e mentorias, e o apoio aos incubados e pré-incubados foram realizados à distância, com adesão acima do esperado por parte de empreendedores e comunidade.

Webinário com Edson Mackeenzy

Webinário Investimentos em startups em tempos de

crise, com Edson Mackeenzy

 

Com a realização do 1º Ideathon IPE Lab - Soluções Inovadoras em Prototipagem para a Saúde, promovido juntamente com a Rede IPElab - Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo da UFG, o CEI estreou no mundo dos desafios virtuais, mobilizando 53 equipes de Goiás e de outros estados em busca de soluções para os cuidados com a saúde.

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), evento marcante para alunos da UFG e de outras instituições de nível superior, que procura revelar e estimular o surgimento de soluções para problemas, como saúde, educação, meio ambiente e moradia, reuniu, em sua sétima edição, 77 equipes de todo o país. A maratona foi totalmente remota.

"O CEI se adaptou muito rapidamente ao “novo normal”, mostrando sua capacidade de empreender. A pandemia não trouxe somente aspectos negativos, os eventos virtuais se mostraram oportunidades em vários aspectos. Por exemplo, na OEU, graças ao novo modelo, pudemos ampliar o número de participantes, mas também abrir a competição para estudantes de todas as instituições de ensino do país. Com isso tivemos 245 participantes representando 11 estados e o Distrito Federal. Outro aspecto favorável foi que, na 7ª Olimpíada, pudemos ter colaboração de instrutores de vários locais do Brasil e até de um professor da Universidade de Indianápolis, nos Estados Unidos”, observa a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek.

Outra atividade realizada à distância foi o Prêmio TCC em Empreendedorismo, concurso que busca reconhecer os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de graduação da Universidade Federal de Goiás, que tratem sobre a temática do Empreendedorismo ou Micro e Pequenas Empresas – MPEs.                                              

Empresas inovadoras

Em 2020, habilidades para superar situações inesperadas e desafiadoras também se refletiram no desempenho de empresas incubadas e graduadas.

A startup Mindify, que atua em Telemedicina, está entre as 5 que mais realizaram negócios em saúde, este ano, e entre as Top Healtechs.

O ranking 100 Open Startups avaliou 13 mil startups brasileiras. “Ferramentas adquiridas, durante o período de Incubação no CEI, ajudaram nossa equipe a enxergar oportunidades fora de Goiás”, analisa o engenheiro da Computação e CEO da empresa, André Ramos. A Mindify já recebeu outros prêmios internacionais da Bayer, Plug and Play Japão e NTT Data.       

Empresa graduada é top 10 entre Healtechs
 Empresa graduada é top 10 entre Healtechs 

    

Outra empresa que vislumbrou, no contexto atual, oportunidades de negócios foi a Nutricandies, startup incubada que produz chocolates à base de extratos vegetais.

Como as pessoas ficaram mais em casa e consumiram mais comida, a Nutricandies investiu em novas pesquisas para colocar no mercado um produto ainda menos calórico do que os que já produzia.

Aluno do curso de Engenharia Química da UFG e CEO da empresa, Gustavo Henrique do Amaral Rocha considera o apoio do CEI fundamental para essas questões de mercado, para os desafios e oportunidades que ele apresenta.” É um porto seguro para nós, empreendedores, sempre oferece o suporte que precisamos”, resume.               

Novos chocolates Nutricandies
Nutricandies investiu em novo chocolate

 

O começo

Mas, para conhecer com mais profundidade a trajetória do CEI no apoio ao desenvolvimento de pessoas e empresas, e no propósito de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, é preciso relembrar o ano de 2004.

Emilia Rosângela Pires, gerente do CEI, conta que a iniciativa de sugerir a inplantação de uma incubadora, para estimular a criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, foi do Sebrae. As negociações se consolidaram em 2005, com a implantação do Proine - Programa de Incubação de Empresas. "Foi o ano em que realizamos o primeiro processo seletivo e passamos a apoiar 8 projetos", relata Emilia.

Regner da Silva Santos, então aluno de engenharia da Computação da UFG, foi um dos primeiros incubados." Tínhamos bons técnicos, mas faltava conhecimento sobre gestão. Treinamentos, consultorias, acesso a eventos e mentores foram fundamentais em nossa caminhada", emociona-se o empreendedor.

Foto Proine 2005
Incubadora de empresas foi implantada em 2005

                                                                                

Primeiros resultados

Após vivenciarem o processo de incubação, em 2008, duas empresas, a Interagi Tecnologia e a Ilion Net foram as primeiras graduadas. Desde então, a incubadora passou a inspirar a implantação de outros ambientes de incubação, assumindo importante papel no estado de Goiás.

Reitor na graduação das duas primeiras empresas
Reitor Edward Madureira na cerimônia de graduação das
primeiras empresas

 

Em 2009, a incubadora se tornou âncora no Projeto Integração e Desenvolvimento Tecnológico do Programa Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do então Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2010, também como incubadora âncora nessa iniciativa da Finep, teve projeto aprovado em primeiro lugar em âmbito nacional.  

Centro de Empreendedorismo e Incubação

Em 2014, o Programa de Incubação de Empresas completou 10 anos. Nesse período, ampliou suas ações com vistas à alteração do escopo de incubadora para Centro de Empreendedorismo.

A conquista da nova personalidade se consolidou em 2016, com a alteração de toda identidade visual do programa e a realização de um evento de apresentação.

Nessa nova etapa, ampliou suas ações de educação empreendedora e de promoção da cultura do empreendedorismo, além de continuar a desenvolver atividades de apoio à criação de novas empresas por meio da incubação de empresas.

Marcos Vinicius Almeida, assessor de atendimento ao público, acompanha esse crescimento há 7 anos, e comemora o avanço quantitativo e qualitativo do CEI. "A OEU - Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, criada em 2014 foi um marco na história do CEI, bem como outras ações de apoio ao empreendedorismo, como cursos para alunos e comunidade", observa Marcos.

Desafio Inovação na Borracha

Um momento que também marcou a história do CEI foi o Desafio Inovação na Borracha, que ocorreu em 2017. Promovido em parceria com a APROB (Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins), selecionou os melhores projetos para impactar a heveicultura, como os odores produzidos durante a coleta do látex.

Desafio premiou soluções para a cultura da borracha
Desafio premiou soluções para a cultura da borracha

 

Ambiente colaborativo

Em 2017, outra conquista. A modernização das instalações criou espaços mais confortáveis, e possibilitou, em 2018, a criação de um coworking, ambiente colaborativo para profissionais, autônomos, empreendedores, empresas que buscam um espaço para desenvolverem seus projetos a custos mais acessíveis.

No mesmo ano, também ampliou seu espaço físico com a inauguração da unidade 2, localizada no Parque Tecnológico Samambaia da UFG, no Campus II, o que resultou no aumento do número de empreendimentos apoiados. Portanto, hoje o CEI conta com 2 unidades. A primeira unidade é a do Campus Colemar Natal e Silva (Campus I), no Setor Universitário.

Coworking do CEI na Unidade I, no Setor Universitário
Coworking do CEI na Unidade I, no Setor Universitário

 

Em 2019, foi o primeiro ambiente de inovação do país certificado como Cerne 2, por boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores, geração e prospecção de negócios.

A certificação foi feita durante a Conferência Nacional da Anprotec - Associação Nacional das Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadoras realizada em Goiânia. "Esses resultados traduzem a forma como encaramos nosso trabalho no CEI, a necessidade de atender com mais celeridade e profissionalismo", observa Emilia Rosângela.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, comparou o desempenho do CEI ao de um adolescente de 15 anos com muita bagagem, que se mostra muito eficaz na promoção do espírito empreendedor entre estudantes, profissionais e instituições. “Está de parabéns, uma vida ainda jovem, mas que tem sua história marcada por resultados muito expressivos", resume.

Foto evento Anprotec
Certificação Cerne 2 durante cerimônia da Anprotec

 

Desafio SBTA de Inovação

Uma competição para reunir e apoiar estudantes no desenvolvimento de ideias inovadoras no desenvolvimento de soluções para problemas da cadeia produtiva de revestimentos e argamassas da construção civil, realizado juntamente com a Escola Civil e Ambiental da UFG, Sinduscon, Sebrae e Funtec movimentou estudantes de várias instituições de nível superior brasileiras.

“Graças à organização impecável pelo CEI, o Desafio SBTA de Inovação foi altamente elogiado pelos participantes de todo o Brasil. Ressaltamos também os projetos inovadores e relevantes que resultaram da competição, como o primeiro colocado que propôs o emprego de drones com câmara infravermelho para inspeção de fachadas de edifícios", pontuou a pró-reitora adjunta Helena Carasek.

Foto desafio SBTA
Desafio SBTA de Inovação na cadeia de revestimentos
e argamassas

 

Também em 2019, o CEI realizou maratonas de programação voltadas à criação de soluções inovadoras para problemas específicos. Um deles foi o 1º Hackathon Inovações para UFG direcionado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o ensino e gestão em educação na Universidade, e outro foi o Hackathon Inovações para Saúde Pública.

Estatísticas

Ao longo desses 15 anos, o CEI já promoveu mais de 300 cursos e impactou diretamente 12 mil pessoas. Graduou 25 empresas e apoia atualmente 12 startups incubadas e 18 projetos pré-incubados.

Por meio do programa de Incubação, os selecionados recebem apoio para desenvolver negócios, com ênfase no fortalecimento de novas empresas e na formação dos empreendedores. Além de espaço físico, de acordo com a necessidade do empreendimento, são oferecidos suporte técnico, administrativo, comercial e jurídico às empresas vinculadas.

A pré-incubação é um estágio em que o empreendedor ainda está na fase de ideação do negócio. Nesta etapa, ele ainda tem tempo de pivotar, ou seja, mudar de rota, de produto ou de serviço. Para isso, recebe mentorias e todo o suporte para começar a sua jornada.

 

Infográfico CEI 15 anos

 

Histórias de transformação

Outra modalidade de atuação é o programa UFG Empreende, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências empreendedoras na elaboração de modelos de negócios para empreendimentos lucrativos e não lucrativos. Os cursos são destinados à comunidade acadêmica e ao público externo, e já promoveram transformações na vida de muitas pessoas.

Bianca Porto é uma dessas pessoas. Em 2016, o caminho dela se cruzou com o CEI. E não descruzou mais. Naquele ano, foi aluna do UFG Empreende, e se inscreveu para a categoria Social da OEU. O que ela ainda não sabia é que aquele seria o começo de uma ONG, que hoje é registrada, e já tem 4 anos de trabalho. "O mais curioso é que passei de aluna a consultora do UFG Empreende, ministrando cursos na área Social, e também fui selecionada para o programa de pré-incubação, no último processo seletivo. Minha vida mudou para sempre", conclui Bianca.

CEI unidade II
CEI unidade II no campus Samambaia

 

Parceiros 

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é programa da PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, vinculado à DTIT - Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica. Nesses 15 anos de história, contou com o apoio de parceiros, como o Sebrae, Fapeg, Funtec e Funape, além de parlamentares do Congresso Nacional que destinaram emendas que viabilizaram importantes ações do CEI nos últimos anos.

Saiba mais

Para conhecer melhor o CEI, basta acessar o site cei.ufg.br, o  Instagram @ceiufg ou o canal no Youtube CEI UFG. Informações também pelo telefone (62) 3209-6034 ou pelo e-mail cei@ufg.br.

Cerimônia de Comemoração

Para acompanhar a Cerimônia de comemoração dos 15 anos do CEI nesta quarta, 9/12, às 16h30, acesse este link.

Categorias: notícias