PIPEDITAL_2020_2021

Publicado edital do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG 2020-2021

Em 17/02/20 11:52. Atualizada em 13/03/20 10:37.

As inscrições podem ser realizadas de 11 de março a 27 de abril

O edital do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP) da UFG para o período 2020-2021 já pode ser consultado. As inscrições de propostas de planos de trabalho poderão ser realizadas por meio do SIGAA no período de 11 de março* a 27 de abril de 2020.

Os proponentes devem possuir vínculo com a UFG e ter título de mestre ou de doutor.  Os planos de trabalho deverão estar vinculados a projeto de pesquisa cadastrado no Sistema  Integrado  de  Gestão  de  Atividades  Acadêmicas  (SIGAA)  da  UFG –  Módulo Pesquisa,  com  status em  andamento  e  com  encerramento  posterior  a  31/07/2021.  Para  efeito  deste  edital,  o  cadastro  de  projetos  de  pesquisa  no  SIGAA -  Módulo Pesquisa deve ser realizado até o prazo limite de 13/4/2020.

Importância para a formação

Este é o segundo ano da nova formatação do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG. O foco principal dessa mudança é ampliar o número de estudantes envolvidos. “Esse objetivo só se alcança na medida em que os pesquisadores da Universidade, os professores especialmente, se engajarem, propuserem planos de trabalho e mobilizarem os alunos nos seus cursos, nas suas unidades acadêmicas para integrarem o Programa”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho.

O PIP UFG, segundo o pró-reitor, tem um componente formativo do aluno de graduação essencial, pois o coloca em contato com o modo de produzir conhecimento daquela área específica. De acordo com Jesiel Carvalho, isso é fundamental para que o estudante tenha um contato adicional com o processo de atuação da sua área profissional para além da atividade em sala de aula. “O contato mais direto com o processo de produção do conhecimento na sua área qualificará melhor o aluno para a sua atividade profissional futura, seja ela qual for.”

A distribuição de bolsas dos programas institucionais (CNPq e UFG), nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EF, PIBIC-EM e PIBITI, ocorrerá em uma fase posterior, em edital específico. A íntegra do edital pode ser consultada no link a seguir.

Edital PRPI Nº 01/2020 - PIP-UFG (Retificado)

* A data de início de cadastro de planos de trabalho foi alterada de 9/3/2020 para 11/3/2020 em decorrência de atraso na customização da tela de cadastro dos planos no SIGAA.

Categorias: notícias