curso_transferenciatecnologia_2019

UFG tem Núcleo de Inovação Tecnológica bem estruturado, afirma especialista

Em 04/04/19 09:14.

Após ministrar o curso “Estratégias de Negociação e Contratos de Transferência de Tecnologias”, dentro do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação da UFG, no último dia 2, o professor doutor José Carlos Vaz e Dias afirmou que essa capacitação só foi possível devido à boa estruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFG. O Programa Diálogos é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade (PRPI), viabilizado por meio de uma parceria entre a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec) e a UFG.

Vaz e Dias, doutor em Direito pela University of Kent, Inglaterra, é  professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e advogado especializado em direitos da propriedade intelectual e inovação tecnológica. As atividades do núcleo de inovação tecnológica da UFG são desenvolvidas pela Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica, também denominada Agência UFG de Inovação.

José Carlos elogiou a estrutura física e intelectual da Agência UFG de Inovação e pontuou que um contrato de transferência de tecnologia é questão de tempo. “Eu obtive a informação de que vocês têm mais de 100 patentes depositadas no INPI. Então é um NIT qualificado. Se já há estrutura, patentes depositadas, é o momento de capacitar. Porque o próximo passo é o licenciamento e a comercialização.”

A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, destacou o fato de a interação entre UFG e empresas já ser realidade. “Nós temos o setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PITT). Por meio do PITT é que fazemos essa interação.” Ela explica que a empresa pode encaminhar sua demanda para a Agência de Inovação que pode localizar um pesquisador ou grupo de pesquisa para atendê-la.

O fato de a UFG ter aberto essa capacitação em contratos de transferência tecnológica a outros NITs do Estado foi ressaltado pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho. “Isso é uma amostra do compromisso da UFG com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de Goiás.” Além de professores e técnicos da UFG, regionais Goiânia, Jataí e Catalão, participaram do evento membros dos NITs e docentes da área de transferência tecnológica do IF Goiano, IFG, PUC-GO, Universidade de Rio Verde, além de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), Embrapa Arroz e Feijão, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (FUNDAHC), empresas incubadas do CEI-UFG,  Senai-GO, entre outros.

Foto Curso

Categorias: notícias propriedade intelectual tranferência de tecnologia Capacitação Interna patentes